20 de setembro

Cinco de seis artigos tradicionais dos gaúchos tiveram alta de preços desde 2013

Manuela Vasconcellos

"

Gaúchos e prendas ficarão com as guaiacas mais magras neste ano. É porque seis artigos tradicionais entre os gaúchos tiveram aumento de até 52% entre 2013 e 2014 no mês dedicado a eles. Na contramão do sobe e desce, lojas de artigos gauchescos apostam em promoções e, claro, na simpatia dos vendedores, para garantir as vendas de pilchas e acessórios, mesmo quando a erva e a carne de churrasco comprometerão uma fatia maior da renda.

A elevação dos preços de alimentos típicos _ a carne de costela, o salsichão e a erva-mate _ foi expressiva e impacta na renda das famílias, principalmente em épocas de festejos farroupilhas. O amargo ficou 52% mais amargo, com preço do quilo passando de R$ 8,20, em setembro de 2013, para R$ 12,50, neste ano, conforme o Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM).

_ A justificativa (desse aumento de preço) é pela diminuição de área plantada e efeito soja, mas, na verdade, a erva mate está concentrada nas mãos de poucos produtores, o que diminui a concorrência e encarece o preço. Com isso, as ervateiras estão especulando no mercado e ganhando dinheiro _ afirma o economista Mateus Frozza.

Além disso, para quem está com os pilas contados, a tendência é que o churrasco diminua na gamela. O salsichão subiu 3,7%, e a costela, 18%, nos preços médios apurados pelo ICVSM. Como há poucas alternativas, a saída é reforçar os complementos, como salada e pão. E vale avaliar se não compensa aumentar a proporção de carnes habitualmente mais caras.

Couro subiu de preço

A peleia também ficou feia ao riscar o solado das botas pelo salão. É que os artigos em couro foram os que mais variaram de preço em um ano. Conforme o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, foram exportadas quase 500 mil toneladas de couro em 2013, 24% a mais do que no mesmo período de 2012. Com isso, diminuiu a oferta de couro, aumentando os preços no mercado interno.

Lojistas de confecções gaudérias estão na expectativa para a semana que antecede o 20 de Setembro. Por isso, boa parte das lojas vai estar de portas abertas neste domingo para receber a gauchada. O comércio do setor deve abrir na tarde de domingo, a partir das 14h, e também tem ampliado o funcionamento durante a semana, até as 20h30min.

Com isso, aumenta a necessidade de funcionários. A Frizzo Pilchas passou de cinco para 12 funcionários neste mês, e na Casa do Gaúcho, de 11 para 25 pessoas. As vendas tendem a aumentar em 20% até o desfile farroupilha, no próximo sábado, inclusive com a procura por artigos de montaria, já que foi confirmada a participação dos ginetes no sábado.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Audiências serão retomadas na segunda-feira em Santa Maria

Próximo

Petrobras fará concurso público para 663 vagas e mais 7.425 em cadastro de reserva

Economia